TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MUDANÇA DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO, SP

Roberta B. F Squaiella, Maria Victoria Marchelli, Roberto Righi

Resumo


Na urbanização das cidades, as questões da acessibilidade e mobilidade urbana são fatores essenciais. A partir do século XX, realizaram-se importantes planos urbanísticos na RMSP, em que destaca-se o uso do automóvel, como grande papel para o desenvolvimento regional metropolitano, apesar de gerar novas questões econômicas, sociais, culturais e territoriais. Os órgãos governamentais precisam equacionar a locomoção diária de mais de 20 milhões de habitantes (IBGE, 2014) da RMSP. O objetivo principal deste trabalho é apresentar mudanças nos padrões de mobilidade recente da RMSP, algumas já associadas às novas tecnologias da informação e comunicação. A análise é feita com informações da Pesquisa de Mobilidade (2012), com dados de 2007 e 2012. No seu desenvolvimento, os conceitos de mobilidade, acessibilidade e o uso das novas tecnologias atuais são definidos e avaliados. Como resultado conclui-se, de forma crítica, o porquê do aumento menor, do total de viagens realizadas, no modo de transporte coletivo em relação ao individual, 16% e 21%, respectivamente. No último, as motos ganham destaque e desempenham papel importante na entrega de produtos de transações realizadas por meio da internet. A população de maior renda passou a aderir mais ao transporte público. Finalmente, as novas tecnologias da informação e comunicação, ainda engatinham, mas já indicam novas relações de comércio e serviços, com alteração da mobilidade urbana e compartilhamento de informações, contribuindo para a economia de energia e preservação dos recursos, em uma sociedade mais conectada, ativa e participativa.

PALAVRAS-CHAVE: Mobilidade urbana. Tecnologia. Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

 

INFORMATION TECHNOLOGY AND COMMUNICATION IN CHANGE URBAN MOBILITY IN THE METROPOLITAN REGION OF SÃO PAULO, SP

 

ABSTRACT

In the urbanization of cities, issues of accessibility and urban mobility are essential. From the 21th century, important urban plans were made in the RMSP, where the car stands out, as a big role for metropolitan regional development, despite generating new economic, social, cultural and territorial issues. Government agencies need to equate the daily mobility of over 20 million inhabitants (IBGE, 2014) in the RMSP. The aim of this paper is to present recent changes in mobility patterns of RMSP, some already associated with new technologies of information and communication. The analysis is done according to the Pesquisa de Mobilidade (2012), with 2007 and 2012 data. In its development, the concepts of mobility, accessibility and the use of recent new technologies are defined and evaluated. As a result we conclude, critically, the reason of the smallest increase, of total trips made on public transport mode in relation to the individual, 16% and 21%, respectively. At last, the motorcycles are highlighted and play an important role in the delivery of goods carried out through Internet transactions. The population with higher incomes started to adhere more to public transportation. Finally, the new technologies of information and communication, still are growing, but already indicate new relations of trade and services, with changes in urban mobility and information sharing, contributing to saving energy and conserving resources in a more connected, active and participatory society.

KEY-WORD: Urban Mobility. Technology. São Paulo Metropolitan Region (RMSP)

 

TECNOLOGÍA DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN EN CAMBIO MOVILIDAD URBANA EN LA REGIÓN METROPOLITANA DE SÃO PAULO, SP

 

RESUMEN

En la urbanización de las ciudades, los problemas de accesibilidad y movilidad urbana son esenciales. A partir del siglo XX, se realizaron importantes planos urbanos en la RMSP, donde se destaca el uso de automóvil, como gran papel para el desarrollo regional metropolitano, aunque genera nuevas cuestiones económicas, sociales, culturales y territoriales. Las agencias gubernamentales tienen que equiparar la movilidad diaria de más de 20 millones de habitantes (IBGE, 2014) en la RMSP. El objetivo del trabajo es presentar los cambios recientes en los estandars de movilidad de RMSP, algunos ya asociados con las nuevas tecnologías de información y comunicación. El análisis se realiza de acuerdo a la Pesquisa de Mobilidade (2012), con datos de 2007 y 2012. En su desarrollo, los conceptos de movilidad, accesibilidad y el uso de nuevas tecnologías serán definidos y evaluados. Como resultado se concluye, de manera crítica, el motivo de menor incremento, del total de viajes realizados en el modo de transporte público en relación con el individual, 16% y 21%, respectivamente. Por fin, las motocicletas se destacaron y desempenãn un papel importante en entregas de transacciones de Internet. La población con mayores ingresos pasó a adherirse más al transporte público. Por último, las nuevas tecnologías de información y comunicación, todavía están cresciendo, pero ya indican nuevas relaciones de comercio y servicios, con cambios en la movilidad urbana y intercambio de informaciónes, contribuyendo para la economia de energía y conservación de recursos, en una sociedad más conectada, activa y participativa.

PALABRAS-CLAVE: Movilidad urbana. Tecnología. Región Metropolitana de São Paulo (RMSP).

 


Palavras-chave


Mobilidade urbana; Tecnologia; Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)

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DOI: http://dx.doi.org/10.17271/231884723152015991



 

ISSN Eletrônico: 2318-8472    

Digital Object Identifier (DOI): 10.17271/23188472

 

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