Crítica, mitigação e planejamento: análise da PNMU/2012

Autores

  • Matheus do Amaral Moraes Universidade Federal do Paraná
  • Márcia de Andrade Pereira Bernardinis Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847285920202375

Palavras-chave:

Planejamento urbano tradicional, Mobilidade urbana sustentável, Mobilidade ativa, PNMU/2012

Resumo

A análise teórica estabelece subsídios aos conceitos de sustentabilidade urbana, mobilidade urbana sustentável e mobilidade ativa através das dimensões ambiental, social e econômica que compõe o ideário do desenvolvimento sustentável. Criticar, mitigar e planejar são colocados como fases intrínsecas à superação do ordenamento urbano tradicional rodoviarista, paradigma adaptado pelo modernismo que tem no carro o símbolo de progresso que norteia a estruturação da cidade. A análise crítica deste modelo permite o reconhecimento dos impactos e desenvolvimento de ações mitigatórias direcionadas pelos conceitos abordados. À luz da mobilidade ativa, se estabelece o nível de ambiência e qualidade de vida na escala de apropriação e integração humana, que representa o imaginário da recuperação ambiental, equidade social e eficiência econômica. O tema, decorrente da reflexão referida, é observado como constituinte na formulação da Política Nacional de Mobilidade Urbana no Brasil. A justaposição empírica dos seus fundamentos permite reconhecer unidades de impacto e mitigação, além de investigar a adoção de medidas qualificáveis em confrontação ao modelo que direciona o andamento da PNMU no país. Deste quadro, se observa a tratativa deficiente de temas qualificáveis ao uso, permanência e atração de usuários ativos. Nota-se, por fim, que o encaminhamento das políticas urbanas do país herda muito da orientação tradicional do século XX, o que determina a qualidade do rumo das ações a nível municipal. O esforço teórico e conceitual limitado se depara, ainda, com modelo estrutural que institucionaliza e minimiza o engajamento local.

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Biografia do Autor

Matheus do Amaral Moraes, Universidade Federal do Paraná

2019/21_Mestrando do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano, UFPR, Brasil 2012/17_Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFSM, Brasil

Márcia de Andrade Pereira Bernardinis, Universidade Federal do Paraná

Possui doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora de ensino superior - Professor Associado I da Universidade Federal do Paraná. É pesquisadora de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPQ – Nível B. Pesquisadora convidada da Universidade de Bordeaux, França em estudos sobre mobilidade. Apresenta experiência na área de Engenharia de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: Mobilidade Urbana, Código de Trânsito Brasileiro, Infraestrutura de transportes, Engenharia de tráfego,Transportes Motorizados e não motorizados e Acidentes de trânsito.

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Publicado

25-06-2020

Como Citar

do Amaral Moraes, M., & de Andrade Pereira Bernardinis, M. (2020). Crítica, mitigação e planejamento: análise da PNMU/2012. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 8(59), 117–137. https://doi.org/10.17271/2318847285920202375

Edição

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