Desafios e conflitos do desenvolvimento urbano e os seus reflexos na paisagem urbana: o bairro da Graça (Salvador/BA) em evidência

Autores

  • Mariane Reis Vila Verde Arquiteta e Urbanista pela Universidade Salvador – UNIFACS. Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador – UNIFACS. Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador – UNIFACS.
  • Leonardo Silvério Gonçalves de Santana Comunicólogo habilitado em Publicidade e Propaganda, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Mestrando em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) pela Universidade Salvador – UNIFACS. Discente no PPDRU – Bolsista CNPq Brasil.
  • Renato Barbosa Reis Doutor em Biotecnologia, Saúde e Medicina Investigativa - Fundação Oswaldo Cruz, Brasil. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano. Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisas em Turismo e Meio Ambiente – GPTURIS.

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847285820202293

Palavras-chave:

Leis de uso e ocupação do solo, Legislação, Paisagem urbana.

Resumo

As leis de uso e ocupação do solo expressam os anseios políticos da cidade ideal, elevando o valor da terra e negando as particularidades de cada local, diante disso pode-se afirmar que a legislação modifica cidade, e quase sempre interfere na paisagem urbana. O objetivo deste artigo é analisar os desafios e conflitos do desenvolvimento urbano, adotando como cernário um bairro de alto padrão consolidado, o bairro da Graça, localizado em Salvador/BA, foi escolhido por ser um bairro que assiste a constante expansão e modificação de sua paisagem, através de demolições e descaracterizações das antigas construções. Para tal, adotam-se como base de estudo as legislações que regulamentaram a consolidação do uso e ocupação do bairro ao longo dos anos, e a paisagem urbana, tendo como aporte teórico os conceitos de Kevin Lynch e Gordon Cullen.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Barbosa Reis, Doutor em Biotecnologia, Saúde e Medicina Investigativa - Fundação Oswaldo Cruz, Brasil. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano. Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisas em Turismo e Meio Ambiente – GPTURIS.

Doutor em Biotecnologia, Saúde e Medicina Investigativa - Fundação Oswaldo Cruz, Brasil. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano. Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisas em Turismo e Meio Ambiente – GPTURIS.

Downloads

Publicado

03-05-2020

Como Citar

Verde, M. R. V., Santana, L. S. G. de, & Reis, R. B. (2020). Desafios e conflitos do desenvolvimento urbano e os seus reflexos na paisagem urbana: o bairro da Graça (Salvador/BA) em evidência. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 8(58). https://doi.org/10.17271/2318847285820202293

Edição

Seção

Artigos Completos