Avaliação do estado de conservação de nascentes e suas Áreas de Preservação Permanente em Prosperidade, Vargem Alta, ES

Authors

  • Gabriel Permanhane da Silva Instituto Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leticia Rigo Tavares Instituto Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Matheus Pereira Martins Universidade Federal do Espírito Santo
  • Helimar Rabello Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716320202333

Keywords:

Impactos ambientais. Vegetação ciliar. Recursos Hídricos.

Abstract

A Lei nº 12.651/2012 do Novo Código Florestal estabelece a demarcação de um raio mínimo de 50 metros de vegetação natural ao redor de nascentes, se enquadrando como Áreas de Preservação Permanente (APPs), medida indispensável para a conservação dos recursos hídricos. O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento, registro de impactos ambientais (positivos e negativos) e avaliação do estado de conservação de nascentes perenes e suas APPs inseridas em propriedades rurais, em Prosperidade, Vargem Alta, ES, sendo classificadas de acordo com o cumprimento em metros da faixa de vegetação no seu entorno e grau de perturbação (preservada, perturbada ou degradada). Foram catalogadas 18 nascentes, destas, apenas 1 preservada, 7 perturbadas e 10 degradadas. O maior contribuinte para a presença de impactos negativos e degradação das nascentes foi a atividade pecuária no espaço da APP, enquanto impactos positivos foram mais notáveis em ambientes de reflorestamento e agricultura. Constata-se o desrespeito generalizado à lei de APPs no distrito, tornando-se emergencial o acompanhamento técnico junto aos proprietários para realizar a adequação ambiental a fim de preservar as nascentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Permanhane da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo. Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado. Pós-graduando em Agroecologia e Sustentabilidade pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Áreas: botânica, ecologia, educação ambiental e impactos ambientais.

Leticia Rigo Tavares, Instituto Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo. Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado. Pós-graduanda em Agroecologia e Sustentabilidade pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Áreas: botânica, ecologia, educação ambiental e impactos ambientais.

Matheus Pereira Martins, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado. Áreas: botânica e impactos ambientais.

Helimar Rabello, Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo

Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (São Camilo -ES). Especialista em Gestão Ambiental (Centro Universitário São Camilo ES) e especialista em Agroecologia. Consultor e Gestor Ambiental na empresa Habitatil consultoria; professor do Centro Universitário São Camilo Espírito Santo. Tem experiência na área de inventários de fauna e flora, recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental, tratamento de efluentes de frigoríficos e suinocultura. Professor no Centro Universitário São Camilo -ES atuando nas disciplinas de graduação: Ecologia geral, Ecologia Aplicada, Gestão Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Poluição II, Zoologia de vertebrados, Fisiologia Animal Comparada,Educação Ambiental, morfologia e taxonomia Vegetal, Licenciamento Ambiental. Atua também na pós graduação com as disciplinas: Gestão Ambiental e Compromisso Social, Uso e Manejo de Solo e Recuperação de Áreas Degradadas, Educação ambiental.

Published

12-07-2020

How to Cite

Permanhane da Silva, G., Rigo Tavares, L., Pereira Martins, M., & Rabello, H. (2020). Avaliação do estado de conservação de nascentes e suas Áreas de Preservação Permanente em Prosperidade, Vargem Alta, ES. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(3). https://doi.org/10.17271/1980082716320202333

Issue

Section

Complete Article