Substituição do óleo de soja pelo óleo de tilápia, em rações para alevinos de tilápia do Nilo

Authors

  • Luís Eduardo Ferrari Sanches Piscicultura Maringá, Maringá, PR
  • Paulo Augusto Zaitune Pamplin UNIFAL, Universidade Federal de Alfenas
  • Carmino Hayashi Hayashi Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716220202076

Keywords:

Ácidos graxos, desempenho, óleo de tilápia, Oreochromis niloticus, substituição.

Abstract

Com o aumento da produção de tilápia para a produção de filé, seus resíduos, farinha e óleo têm grande disponibilidade e preços competitivos. O presente experimento foi realizado com o objetivo de avaliar o uso de óleo de abatedouro de tilápia como fonte lipídica na alimentação de alevinos. Neste sentido, foram utilizados 200 alevinos, com peso individual aproximado de 0,6 ± 0,11 g aos quais foram fornecidas dietas com 6,52% de lipídeos, substituindo-se o óleo de soja, por óleo de abatedouro de tilápia (0, 25, 50, 75 e 100% de substituição), por 50 dias. Foram verificados os parâmetros de desempenho, composição de carcaça e teor de ácidos graxos no filé e nas vísceras. As diferentes porcentagens de substituição não influenciaram o ganho de peso, conversão alimentar e sobrevivência, mas a composição corporal foi afetada pela fonte lipídica nos teores de umidade e lipídeos. Os teores dos diferentes ácidos graxos refletiram os teores das dietas, com marcante incorporação dos ácidos graxos saturados e monoinsaturados característicos da gordura animal com as substituições. Desta maneira o óleo de tilápia pode substituir parcial ou totalmente o óleo de soja como fonte lipídica para alevinos de tilápia do Nilo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luís Eduardo Ferrari Sanches, Piscicultura Maringá, Maringá, PR

Doutor, Responsável Técnico da Piscicultura Piracema, Maringá, PR

Paulo Augusto Zaitune Pamplin, UNIFAL, Universidade Federal de Alfenas

Doutor, Professor Associado III, Instituto de Ciência e Tecnologia - UNIFAL, Brasil

Carmino Hayashi Hayashi, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Professor Titular aposentado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atualmente Professor Visitante (UNIFAL), Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Instituto de Ciências da Natureza.

Published

29-03-2020

How to Cite

Sanches, L. E. F., Pamplin, P. A. Z., & Hayashi, C. H. (2020). Substituição do óleo de soja pelo óleo de tilápia, em rações para alevinos de tilápia do Nilo. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(2). https://doi.org/10.17271/1980082716220202076

Issue

Section

Complete Article