Trazendo o Visível aos Olhos de quem Vê: Paisagem-Postal em Diamantina

Autores

  • Carolina Cardi Pifano de Paula
  • Lara Vilela Vitarelli
  • Ana Aparecida Barbosa Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860482120202760

Resumo

Este artigo compartilha a síntese de vivências e resultados oriundos da oficina Trazendo o visível aos olhos de quem vê: paisagem-postal em Diamantina, desenvolvida com discentes da disciplina de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo VI: Brasil, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que acolheu nesta viagem de estudos a Diamantina, Minas Gerais, o projeto Jornada Integradora do centro acadêmico da Faculdade (CACAU). Visando elucidar possíveis caminhos sensíveis aos sentidos, nos quais Diamantina poderia ser percebida, junto a compreensão de sua condição de conjunto urbano e paisagístico, como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, foi realizado um percurso pela cidade para capturar, com câmeras nas mãos, a Paisagem-Postal, e assim, propor uma dinâmica de olhar para a paisagem urbana histórica de Diamantina. O objetivo foi explorar o potencial de gravações em vídeo como instrumento de leitura e identificação dos valores que se apresentam e elementos integrantes da paisagem, questionando intuitivamente o que poderia ser visto e vivenciado nos espaços e edificações, e como representá-los em imagens em movimento. Descortinado-se, após a realização da oficina, uma rica percepção da paisagem postal de Diamantina para o ensino do olhar e pensamento paisagístico integral e sistêmico, revelado por uma experiência poética do espaço, reconhecendo e valorizando a paisagem como bem patrimonial a ser conservado.   

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Biografia do Autor

Carolina Cardi Pifano de Paula

    

Lara Vilela Vitarelli

  

Ana Aparecida Barbosa Pereira

 

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

Paula, C. C. P. de, Vitarelli, L. V., & Pereira, A. A. B. (2020). Trazendo o Visível aos Olhos de quem Vê: Paisagem-Postal em Diamantina. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 8(21). https://doi.org/10.17271/2317860482120202760

Edição

Seção

Artigos