A poesia de Pedro Munhoz em um diálogo com o conceito de solo: análise de uma pratica pedagógica para a formação de professores

Autores

  • Richard Lima Rezende
  • Heitor Vieira Passos
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240133120202617

Resumo

 

Este trabalho busca analisar uma prática pedagógica sobre o ensino do conceito de solo que aconteceu durante um curso de verão na Universidade Federal de Lavras. Com o objetivo de entender como ela foi concebida por um grupo de universitários, foi colocada uma avaliação para que os envolvidos expressassem os pontos positivos e os pontos a serem melhorados da aula em questão. Para analisar as falas dos envolvidos utilizamos um método de categorização de falas, onde as mesmas foram agrupadas em três categorias. A primeira diz respeito à dinamicidade da aula que proporcionou a participação dos envolvidos. A segunda categoria é referente ao domínio do conteúdo e preparo que os professores demonstraram ter durante o desenvolvimento, sendo um aspecto fundamental do saber do docente. A terceira se constitui pelas falas relacionadas à poesia utilizada como recurso problematizador, se mostrando um meio interessante de aliar a sensibilidade da arte ao olhar científico sobre o mundo de modo a formar cidadãos mais completos quanto seres humanos. Conclui-se que a proposta pedagógica foi concebida positivamente pelos envolvidos e que ser dinâmica e participativa é uma de suas essências, além do fato de os professores se apresentarem preparados e seguros quanto ao domínio do conteúdo e problematizarem a realidade pela poesia.

   

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Biografia do Autor

Richard Lima Rezende

    

Heitor Vieira Passos

  

Antonio Fernandes Nascimento Junior

 

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Publicado

2020-12-06

Como Citar

Rezende, R. L., Passos, H. V., & Nascimento Junior, A. F. (2020). A poesia de Pedro Munhoz em um diálogo com o conceito de solo: análise de uma pratica pedagógica para a formação de professores. Revista Científica ANAP Brasil, 13(31). https://doi.org/10.17271/19843240133120202617

Edição

Seção

Artigos