Avaliação do aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis em edifício residencial, localizado no bairro Janga, na cidade de Paulista/PE.

Autores

  • Ana Paula de Lima Borges
  • Micaella Raíssa Falcão de Moura
  • Alisson Caetano da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240132820202248

Resumo

A água é um recurso natural limitado e imprescindível à vida. Questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos vêm sendo cada vez mais importantes. As águas pluviais devidamente tratadas e livres de riscos à saúde de seus usuários podem ser utilizadas no consumo não potável em edificações. A captação, o armazenamento e a utilização de água de chuva em áreas urbanas podem impactar positivamente nos sistemas de drenagem urbana e no sistema público de abastecimento, reduzindo a demanda e o consumo de água potável. A eficiência do sistema de aproveitamento de água de chuva depende do tamanho do reservatório, da área de captação do telhado, da demanda a ser atendida e do regime pluviométrico da região. Um dos componentes de grande impacto deste sistema é o reservatório de água de chuva, cuja seleção por meio de dimensionamento é o objeto de estudo deste trabalho. Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre os seis métodos de dimensionamento de reservatório de águas pluviais existentes na norma brasileira NBR 15.527/2007. Por meio dessa análise foi possível dimensionar o reservatório de armazenamento em relação ao volume de reservação de águas de chuva, visando otimizar a relação entre a disponibilidade da água pluvial e a demanda da mesma na edificação. Os resultados obtidos mostraram que o volume de armazenamento mais indicado é de 20 m³ para a edificação em estudo, satisfazendo percentual superior a 80% da demanda não potável da edificação, demonstrando a eficiência do sistema, sem torná-lo oneroso para execução. PALAVRAS-CHAVE: Dimensionamento de reservatório; Eficiência; Reutilização da água da chuva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Borges, A. P. de L., Moura, M. R. F. de, & Silva, A. C. da. (2020). Avaliação do aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis em edifício residencial, localizado no bairro Janga, na cidade de Paulista/PE. Revista Científica ANAP Brasil, 13(28). https://doi.org/10.17271/19843240132820202248

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)