A cultura da inclusão social no território da universidade: um olhar sobre a acessibilidade a partir de uma perspectiva da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão

Autores

  • Cleyton Luiz da Silva Rosa
  • Frederico Braida
  • Natália Cobucci

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240122520192224

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir os resultados do projeto de extensão “Diretrizes para projetos de Acessibilidade no Interior dos edifícios da Universidade Federal de Juiz de Fora, financiado pela Pró-reitoria de Extensão da própria universidade. O projeto, iniciado em 2015, foi constituído por uma equipe interdisciplinar, contando com a participação de professores e alunos das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia e do Instituto de Artes e Design. O objetivo das ações era contribuir com diretrizes para o território da universidade e, partindo de uma perspectiva da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, sensibilizar os estudantes para as agendas da acessibilidade no ambiente construído com vistas ao fomento da cultura da inclusão social. As ações priorizaram o envolvimento de diversos agentes — instituições de pesquisas, comunidade, associações, representações da administração municipal — como um caminho para a construção do conhecimento por meio da extensão universitária. Palavras-chave: Acessibilidade; Inclusão social; Extensão universitária; Universidade; Cultura.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Rosa, C. L. da S., Braida, F., & Cobucci, N. (2019). A cultura da inclusão social no território da universidade: um olhar sobre a acessibilidade a partir de uma perspectiva da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão. Revista Científica ANAP Brasil, 12(25). https://doi.org/10.17271/19843240122520192224

Edição

Seção

Artigos