Qualidade do recurso hídrico do córrego das Lagoas, Ilha Solteira - SP: análise sazonal e efeitos do uso e ocupação do solo.

Autores

  • Sérgio Luís de Carvalho
  • Letícia de Oliveira Manoel

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240112220181862

Resumo

A bacia hidrográfica é o espaço físico de gestão dos diversos usos da água, onde se pode melhor perceber e entender os impactos sobre a quantidade e principalmente a qualidade da água como resultante de fenômenos naturais e da atuação do homem. Assim, objetivou-se com este estudo avaliar a influência da sazonalidade e uso e ocupação do solo sobre a qualidade da água do córrego das Lagoas, localizado no município de Ilha Solteira – SP. As amostragens foram realizadas durante o período de estiagem (maio a outubro) e chuvoso (novembro a abril), com periodicidade mensal, entre os meses de maio de 2012 a abril de 2013, em dois pontos de amostragem. As amostras foram analisadas quanto aos parâmetros físicos e químicos e os resultados das análises mostraram que o córrego das Lagoas apresenta alterações ligadas a fatores temporais e espaciais. Observa-se a perda progressiva da qualidade das águas no período chuvoso, e diferenças na qualidade da nascente para a foz. Conclui-se que a nascente do córrego das Lagoas, necessita de uma atenção especial, devido a redução do OD e pH, tornando inviável para a sobrevivência de muitos seres vivos de vida aquática. Assim, é de extrema importância medidas mitigadoras a fim, de não comprometer a qualidade hídrica principalmente neste ponto que se trata de uma nascente. PALAVRAS-CHAVE: Recursos hídricos. Variáveis físico-químicas. Sazonalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

Carvalho, S. L. de, & Manoel, L. de O. (2018). Qualidade do recurso hídrico do córrego das Lagoas, Ilha Solteira - SP: análise sazonal e efeitos do uso e ocupação do solo. Revista Científica ANAP Brasil, 11(22). https://doi.org/10.17271/19843240112220181862

Edição

Seção

Artigos