Indicadores de consumo de água, vazamentos e perdas: estudo de caso das escolas públicas de Recife
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240102020171659Resumo
O presente artigo objetiva através de instrumentos de gestão hídrica analisar o consumo da água em prédios públicos escolares do município de Recife, Pernambuco. A metodologia utilizada foi o cálculo de indicadores de consumo, vazamentos e perdas em nove escolas-piloto, calculados através de levantamento do consumo com a concessionária local, e levantamentos de dados em campo. As médias dos indicadores de consumo das escolas variaram entre 7,27 e 37,96 L/aluno/dia para o ano de 2016. As escolas apresentaram uma média de 13% no indicador de vazamentos, e podem representar aproximadamente até 13% do consumo de água. Percebe-se que uma política de inspeção e manutenção periódica das instalações hidrossanitárias consistiria em um importante instrumento no combate às perdas por vazamentos, que consequentemente implicaria em redução do consumo de água, conservação do insumo e redução de custos, além dos benefícios ambientais. PALAVRAS-CHAVE: conservação de água; vazamentos; escolas públicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-19
Como Citar
Nunes, L. G. C. F., Wanderley, T. R. de B., & Silva, S. R. da. (2017). Indicadores de consumo de água, vazamentos e perdas: estudo de caso das escolas públicas de Recife. Revista Científica ANAP Brasil, 10(20). https://doi.org/10.17271/19843240102020171659
Edição
Seção
Artigos