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Submissão de YARA CAMPOS MIRANDA

1ª Submissão

A Evolução do Traçado Urbano E da Malha Viária de Campo Mourão – Pr

Yara Campos Miranda; Alexandro Gasparini Larocca; Bruno Luiz Domingos De Angelis

Campo Mourão é uma cidade de médio porte, localizada na região centro-oeste do Paraná, que devido ao acentuado êxodo rural da década de 1980, obteve uma expansão acelerada em sua malha urbana. Assim, o estudo busca analisar a evolução do traçado urbano e do sistema viário da urbe, por meio de bibliografia, análises de documentos obtidos e elaboração de mapas cartográficos. Objetiva-se entender a influência proporcionada pelo aumento populacional no formato e dinamismo da cidade, bem como o diagnóstico da atual situação do seu sistema viário. Constatou-se por meio do levantamento realizado, a evolução, no que tange seu território e sistema viário. Entretanto, uma vez que a mesma foi planejada visando a utilização do método de malha ortogonal, é possível verificar a ocorrência de prejuízos a sua expansão, haja visto que novos loteamentos não seguem este modelo devido a terrenos declivosos, bem como prejuízos a malha viária, que não possibilitam deslocamento eficiente no sentido em que a urbe atualmente está se expandindo.

2ª Submissão

A Evolução do Traçado Urbano E da Malha Viária de Campo Mourão – Pr

Yara Campos Miranda; Alexandro Gasparini Larocca; Bruno Luiz Domingos De Angelis

Campo Mourão é uma cidade de médio porte, localizada na região centro-oeste do Paraná, que devido ao acentuado êxodo rural da década de 1980, obteve uma expansão acelerada em sua malha urbana. Assim, o estudo busca analisar a evolução do traçado urbano e do sistema viário da urbe, por meio de bibliografia, análises de documentos obtidos e elaboração de mapas cartográficos. Objetiva-se entender a influência proporcionada pelo aumento populacional no formato e dinamismo da cidade, bem como o diagnóstico da atual situação do seu sistema viário. Constatou-se por meio do levantamento realizado, a evolução, no que tange seu território e sistema viário. Entretanto, uma vez que a mesma foi planejada visando a utilização do método de malha ortogonal, é possível verificar a ocorrência de prejuízos a sua expansão, haja visto que novos loteamentos não seguem este modelo devido a terrenos declivosos, bem como prejuízos a malha viária, que não possibilitam deslocamento eficiente no sentido em que a urbe atualmente está se expandindo.

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