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Submissão de URSULA GONÇALVES DALMEIDA

1ª Submissão

A Caminhabilidade e os Conjuntos Habitacionais Populares: o caso do conjunto Santa Rosa em Campos dos Goytacazes/RJ.

Ursula Gonçalves d’Almeida

A importância dada ao automóvel é evidenciada nas cidades, impactando-as ambiental e socialmente, incluindo a poluição do ar, ruídos excessivos e a perda de espaços públicos devido à construção de vias e estacionamentos. Entendendo a redução do consumo de combustíveis fósseis como uma questão chave na promoção do desenvolvimento sustentável, a valorização do transporte ativo é uma alternativa. O incentivo ao deslocamento não motorizado e a formas de locomoção que fazem uso unicamente de meios físicos vem de encontro à noção de mobilidade sustentável. O caminhar é a maneira de deslocamento mais saudável, natural, econômica e limpa para curtos trajetos, além de integrar grande parte das viagens de transporte coletivo. Por exigir esforço físico, caminhar é sensível às condições ambientais. No espaço urbano, nem sempre nos deparamos com uma estrutura viária amigável para o pedestre. Com base na teoria da caminhabilidade, o presente estudo objetiva analisar as condições do caminhar no conjunto habitacional Santa Rosa, em Campos dos Goytacazes/RJ. Com moradias direcionadas a pessoas de baixa renda, ali reside um grupo da sociedade que predominantemente depende do transporte público ou meios alternativos de deslocamento. Refletindo sobre as condições de locomoção dos residentes, tenciona-se responder à seguinte questão: o desenho da rua é adequado e, não só propicia, mas também incentiva o caminhar? Apoiado na metodologia desenvolvida pelo Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP), foi realizada uma análise das condições de caminhabilidade no conjunto. Como contribuição, busca-se elaborar um esboço do cenário para possíveis ações de âmbito público.

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