Apresentação > Conferências

CONFERÊNCIAS 

 

Local: Teatro da UNIP

 

No dia 26/10, às 19h00, no Teatro da UNIP será distribuído um Kit - material de apoio (sacola, bloco de nota, caneta e sementes) para todos os inscritos no evento e demais convidados.

 

26/10

 

19h30 

ESTIAGEM E INUNDAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A ADAPTAÇÃO DE NOSSAS CIDADES A EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS

 

Profª Drª Laura Machado de Mello Bueno                                                       

 

Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente coordena o Programa de Pós Graduação em Urbanismo - POSURB. Graduada (1976), com Mestrado (1994) e Doutorado (2000) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Contou com Bolsa PQ 2 no Edital Produtividade em Pesquisa CNPq 2013 a 2016. É líder do grupo de Pesquisa Políticas Territoriais e Água no Meio Urbano, na linha de pesquisa Gestão Urbana. Participa da Sub Rede Cidades da REDE CLIMA. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação, água, rios urbanos, bacia hidrográfica, favela, gestão urbana e urbanismo. A pesquisa atual, com o título MUDANÇAS CLIMÁTICAS, USO E FORMA DA OCUPAÇÃO URBANA E OS CONFLITOS SOCIOESPACIAIS: ESTUDOS PARA ADAPTAÇÃO, com participação de alunos do doutorado, do mestrado e em Iniciação Científica, tem apoio do CNPq (processo 486366/2013-8, do Edital universal 14-2013) e da PUC Campinas, na Carreira Docente de 2014/2015.

 

 

20h30

A CIDADE-JARDIM E A ESTRUTURA ECOLÓGICA URBANA 

 

Profª Drª Karin Schwabe Meneguetti                                                              

 

Professora associada de graduação e pós-graduação e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAUUSP) e pós-doutorado pela UFMG. Coordenadora desde 2013 do Mestrado Associado em Arquitetura e Urbanismo UEM-UEL, líder do grupo de pesquisa Cidade e Paisagem desde 2009 e autora do livro Cidade Jardim, Cidade Sustentável. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em estudos da cidade e da paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem urbana, planejamento ambiental, ecologia da paisagem, espaços livres urbanos, morfologia urbana e cidades novas.

 

 

27/10

 

19h30

BAMBU: BIOESTRUTURA DA CIDADE VERDE

 

Profº Drº José Luiz Pinheiro Melges                                                               

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2001). É professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto e Materiais de Construção Civil. Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas: concreto armado, concreto, estruturas de concreto, normalização e uso de materiais alternativos em estruturas de concreto (bambu, resíduos de borracha de pneu e cinza de casca de arroz).

 

 

20h30

ESTRUTURAS METÁLICAS COMO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

 

Profº Drº Renato Bertolino Júnior                                                           

Graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins (1977), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas Metálicas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas de aço, análise estrutural, detalhamento de estruturas e cad.

 
 

28/10

 

19h30

ARQUITETURA E URBANISMO RESILIENTES

 

Profª Drª Maria Augusta Justi Pisani                                                            

                      

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Farias Brito (1979), graduação em Formação de Professores - Licenciatura em Construção Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), especialista em patrimônio Histórico (1981) e especialista em obras de restauro (1982) pela FAUUSP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mestrado (1991) e Doutorado (1998) em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professora aprovada em concurso público Federal, para as disciplinas de Projeto Arquitetônico no CEFET SP - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, onde lecionou de 1985 a 2005. Professora de projeto de arquitetura e urbanismo da FAU Belas Artes de São Paulo de 1986 a 2009. Atualmente é ppi - professor de período integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Leciona no TFG - Trabalho Final de Graduação na FAU Mackenzie, Produção e Gestão da Habitação Social no Brasil, Ambiente e Sustentabilidade no Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Laboratório de Projetos na pós-graduação Stricto Sensu. Coordenadora Acadêmica do Mestrado Interinstitucional em Arquitetura e Urbanismo - MINTER entre a Universidade Mackenzie e a Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo sustentáveis, áreas de risco urbanas, habitação social no Brasil, projeto de arquitetura, ensino e pesquisa em arquitetura e urbanismo e arquitetura e meio ambiente. Lidera o Grupo de Pesquisa: Arquitetura e Construção da FAU Mackenzie.

Acessos no Site
913422
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados