Apresentação > Palestra Online

 

 

enlightened Contradições na aplicabilidade dos Instrumentos do Estatuto da Cidade   <<< assistir aqui  >>>

 

Profª Drª Geise Brizotti Pasquotto 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Engenharia Civil na área de Arquitetura e Construção pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e doutorado em Ciências na área de Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professora titular da Universidade Paulista e professora convidada da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em planejamento estratégico e marketing urbano.

 

 

enlightened Plano Diretor e os Instrumentos da Política Pública   <<<  assistir aqui >>>

 

Profª Drª Luciana Márcia Gonçalves 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo EESC/USP (1989), mestrado em Tecnologia do ambiente construído pela Universidade de São Paulo EESC/USP (1995), doutorado em Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo FAUUSP (2005) e Pos-Doutorado em Ciências Ambientais na UAB - Universidade Autônoma de Barcelona (2013/2014). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: Urbanização de Baixo Impacto,Planejamento Urbano Sustentável e Políticas Ambientais Urbanas. Pertence a Grupos de Pesquisa que abordam temas de sustentabilidade urbana (GPLUS) e manejo de àguas pluvias (GHIDRO) na UFSCAr/São Carlos. É colaboradora do INEP/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Araraquara/SP de jan /2017 a julho/2018. É professora do Departamento de Engenharia Civil da UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos e do Programa de pós graduação em Engenharia Urbana /UFSCAR - São Carlos.

 
 

enlightened Planejamento, mobilidade urbana e acessibilidade no Brasil   <<<  assistir aqui >>>

 

Profª Drª Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz 

Graduada, mestre e doutora em Geografia pela FCT/UNESP

Professora do curso de Geografia (licenciatura e bacharelado) da UNESP/Ourinhos

Professora do curso de Geografia (licenciatura) da UFSCAR/Sorocaba

 

 

enlightened Gestão Ambiental do ruído urbano   <<< assistir aqui >>>

 

Profª Drª Helena Rodi Neumann

Professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS-CPNV). Arquiteta e Urbanista pela Escola da Cidade (2010), Mestre (2014) e Doutora (2017) na mesma área pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, como bolsista CAPES-PROSUP. Pesquisadora na Universidade de Aachen, Alemanha, como bolsista do Sistema Alemão de Intercambio Acadêmico - DAAD (2016). Foi Coordenadora e Professora titular do Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário 7 de Setembro- UNI7 (2016-2017), em Fortaleza. Foi professora na Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNILA- Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2018), em Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Urbano e Regional, Administração Municipal e Urbana, Política e Planejamento Governamentais, Análise Regional por Geoprocessamento, Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, e Conforto ambiental.

 

 

enlightened Rios e Paisagens Urbanas   <<<  assistir aqui >>>

 

Profª Drª Eloisa Carvalho de Araujo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (jan1980), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Urbanismo pela UFRJ/FAU/PROURB (2006). Atualmente é professora do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF. Atua como pesquisadora da Rede de Cooperação em Urbanismo em Escala Regional, Espaço Público e Ordenamento Territorial - ReCORT -PPGAU/EAU/UFF. Também integra, como pesquisadora o Grupo de Pesquisa do CNPq Cidade, Processos de Urbanização e Ambiente, no âmbito da graduação e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Direito e Urbanismo - LADU/PROURB/UFRJ. Foi professora do DPUR/FAU/UFRJ no período de 2007 a 2009. Foi professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Instituto Metodista Bennett, no período 1996 a 2007 e de cursos de pós-graduação em Projeto Urbano e de Preservação Ambiental de Cidades do NPPG, do Instituto Metodista Bennett, no período de 1999 a 2006. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano-Ambiental, Desenvolvimento Sustentável do Território, Gestão de Cidades, Projetos Urbanos, Infraestrutura Urbana, Requalificação Ambiental Urbana, Paisagem Multifuncional, entre outros.

 

 

enlightened Entendo riscos para pensar cidades inteligentes e sustentáveis   <<<  assistir aqui >>>

 

Prof Dr Ricardo de Sampaio Dagnino

Professor do Departamento Interdisciplinar, Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CLN/UFRGS). Possui Doutorado em Demografia, Mestrado em Geografia e Pós-Doutorado em Análises demográficas espaciais na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e graduado em Geografia (bacharelado na UFRGS e licenciatura na CEUCLAR). Experiência nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Geografia, Demografia e Planejamento urbano e regional, utilizando Sistemas de Informação Geográfica, Análise socioespacial e estatísticas. Atuando principalmente com aquisição, processamento e análise de dados socioeconômicos, demográficos e ambientais em áreas urbanas e rurais, nos seguintes temas: populações em áreas protegidas, riscos ambientais, mapeamento participativo, análise ambiental, urbanização, migração, mercado de trabalho, indicadores socioeconômicos e demográficos. Foi pesquisador em projetos de diversas instituições: Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO/UNICAMP), Laboratório Urbanização e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra (l-UM/FCA/UNICAMP); bolsista de pós-doutorado FAPESP no Projeto Observatório das Migrações em São Paulo (FAPESP - http://bit.ly/ObservatorioMigracoes2), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

 

enlightened Valorização Energética dos Resíduos   <<< assistir aqui >>>

 

Prof Dr Evandro Roberto Tagliaferro 

Possui graduação em Engenharia civil pela Faculdade de Engenharia de São José do Rio Preto/SP - Brasil, especialização em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade Cândido Mendes/RJ - Brasil, suficiência investigatória em Administração de Empresas e Comércio Internacional pela Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales/Badajoz - Espanha e doutorado em Administração Empresarial e Comercio Internacional (ênfase em Meio ambiente, Economia, Desenvolvimento humano e Sustentabilidade) pela Universidade de Extremadura - Espanha. Atuou como docente em Ciências do Meio Ambiente no curso de Graduação em Engenharia Civil das Faculdades Integradas Dom Pedro II e Avaliação de Impacto Ambiental, Gestão do Solo e Auditoria Ambiental no Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental (EcoGestão) da UNIP - Universidade Paulista. Foi professor responsável pelas disciplinas de Licenciamento e Avaliação de Impacto Ambiental no Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental do SENAC e Gestão de Meio Ambiente na Pós-graduação em Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social. Organizador Metodológico e Coordenador em Equipe Multidisciplinar da Proposta de Plano de Trabalho e Roteiro de Projetos Econômico-Financeiros para o Mercado de Commodities Ambientais, também foi Conselheiro e Co-organizador Metodológico Científico dos Núcleos de Estudos e Coordenador do Núcleo de Estudos em Gestão Estratégica e Mercadológica de Resíduos Sólidos - Setor de Estudos em Desenvolvimento e Estratégias Financeiras - do Projeto BECE (Brazilian Environmental Commodities Exchange). Autor do Livro Mudanças Sistêmicas e Transmutações do Mercado - O Projeto BECE (Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais): uma proposta para alcançar o desenvolvimento sustentável. É membro da ISWA (International Solid Waste Association) e da ABLP (Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública), onde participou da diretoria no triênio 2008-2010 e foi membro do Conselho Editorial da Revista Limpeza Pública (Integrante do Qualis - CAPES). Atualmente é docente titular e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Tem mais de 25 anos de experiência junto a iniciativa privada, nas áreas de Engenharia, Administração, Economia, Meio Ambiente e Resíduos, atuando principalmente na Gestão ambiental, Licenciamento ambiental, Gerenciamento de resíduos, Limpeza urbana, Educação ambiental, entre vários outros temas.

 

 

enlightened Economia Compartilhada   <<< assistir aqui >>>

 

Prof Dr Fábio Luciano Violin

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera Uniderp (2016). Mestre em Estratégias e Organizações pela Universidade Federal do Paraná (2002). Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1996). Professor assistente doutor. Membro do Conselho de Curso. Membro da Comissão de Estágio.

 

 

enlightened Direito e Academia  <<< assistir aqui >>>

 

Profª. Ms. Rachel Queiroz Chacur

 

Doutoranda em Ciências Ambientais na Universidade Federal de São Carlos UFSCar (CAPES/CNPq). Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade do Oeste Paulista. É especialista na área de Direito Civil e Direito Processual Civil - Escola Superior de Advocacia. Foi Professora Titular de Direito Processual Civil, Prática Civil e Estágio Supervisionado, orientadora da Trabalho de Conclusão e Iniciação Científica (2000-2017 - Unoeste). Experiência em Ensino, Pesquisa e Extensão e Gestão Universitária. Foi Assessora de Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (2006/2016 - Unoeste). Coordenadora do Anexo II do Cartório dos Juizados Especiais Cíveis (Núcleo de Conciliação, Mediação e Cartório) e supervisora de conciliadores (1991/2012 - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo SP e Unoeste). Elaboradora de Itens no INEP/ Brasília - Direito ENADE/2015. Participa de Grupos de Pesquisa "Novos Direitos" vinculado ao Programa de Ciências Ambientais na UFSCar - no diretório do CNpq e Pesquisadora associada do Projeto "Cidades Ilegais" - FAPESP (2017/2018). Parecerista de Revistas Nacionais - UNESP, UFG, UERJ, UFV e UFSM. Membro da CEAPRO - São Paulo S.P. Estágio Doutoral no Instituto CEDOUA - Coimbra Portugal. Advogada. 

 
Acessos no Site
853084
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados