Participantes > Apresentadores > Submissão de RICHARD LIMA REZENDE

Submissão de RICHARD LIMA REZENDE

1ª Submissão

Ensino da história da vida na Terra: um relato de experiência na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências

Richard Lima Rezende; Jose Alberto Casto Nogales Vera; Antonio Fernandes Nascimento Junior

Este artigo é uma análise e discussão feita a partir do relato de experiência vivenciado na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências. Para realizar tais feitos foi utilizada uma metodologia qualitativa, caminho esse que utilizou das informações expressas por seus envolvidos, experiências do pesquisador e respaldo do referencial teórico adotado. Dessa forma, foram formadas três categorias com base na análise do conteúdo de 16 avaliações feitas por participantes que assistiram e avaliaram a aula relatada. Essas avaliações se baseiam em dois critérios 1) pontos positivos e 2) pontos que podem melhorar. Assim, foram elevados os pontos: método avaliativo; recurso pedagógico; e dissonância entre recurso e narrativa da aula. Com isso, observou-se que foi valorizado o desenho como método avaliativo, reconhecendo seu papel na construção de conhecimento coletivamente e como objeto de possíveis outras reflexões. Além disso, devido ao tempo geológico apresentar complexidade em ser compreendido pelos alunos, entenderam que o relógio foi interessante na analogia dele com o tempo de um dia de 24 horas, facilitando sua compreensão. E por fim, foi ressaltado a importância da atividade ser bem preparada a relação do relógio com o restante da metodologia, de modo que se mantenha a fidelidade do ponteiro com o andamento da narrativa, já que se encontraram em dessintonia algumas vezes. Contudo, percebeu-se a importância da criação de metodologias alternativas para ser trabalhado conteúdos que necessitam de maiores abstrações, principalmente num país em que o quadro de ensino se baseia no tradicional, recorrendo majoritariamente à exposição e demonstração dos conteúdos.

Acessos no Site
1062211
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados