Apresentação > Programação do Evento

 

 

30/10/2017

 

8h30 - Credenciamento 

 

A entrega de material será realizada no 2º andar do Bloco D,  em frente ao auditório.

 

 

9h00 - Palestra

 

SUSTENTABILIDADE E CONFORTO AMBIENTAL: O DESAFIO DOS PROFISSIONAIS DO FUTURO

Profª Drª Luciane Cleonice Durante

 

Possui graduação em Engenharia Civil (1993), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1994), mestrado em Educação, linha Educação e Meio Ambiente (2000), pelo Instituto de Educação e doutorado em Física Ambiental, linha Conforto Ambiental, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia / UFMT, Coordenadora do Laboratório de Tecnologia e Conforto Ambiental (LATECA) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/ FAET/UFMT, Vice Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Arquitetura Ambiental (GPTAA) e docente no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA). Atuou como bolsista do CNPq, na modalidade EXP (extensão no país), no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE-MT, de 2012 a 2014.Possui interesse pela área de sustentabilidade no ambiente construído, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental e eficiência energética de edificações.

 

9h40 - Palestra

 

ONU E AS CIDADES

Profª Msª Thâmara Monteiro de Arruda Fortes

 

19h30  - Palestra

 

DESAFIOS E PERSPECTIVA DAS INTERVENÇÕES URBANAS

Profª Drª Jeane Aparecida Rombi de Godoy Rosin 

 

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Tupã (1986), Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Municipal pela FCT/UNESP (2004), Mestrado em Direito do Estado pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (2011), Doutora em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP (2016) e atualmente esta cursando o Pós-doutorado Arquitetura e Urbanismo pela FAAC/UNESP. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase no Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, sustentabilidade urbana, projetos de intervenção urbanística/requalificação de espaços públicos e políticas públicas atreladas ao direito à cidade. 

 

Lançamento do livro 

 

 
Estatuto da Cidade: avanços e desafios (1ª edição)

 

por Jeane Aparecida Rombi de Godoy Rosin; Celso Maran de Oliveira (orgs)

 

 

31/10/2017

 

8h30 - Palestra

 

CENTRO SEBRAE DE SUSTENTABILIDADE

Profª Msª Raquel Moussalem Apolônio  
 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Pós-Graduação em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG (2011) e mestrado em Engenharia de Edificações e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Atualmente é sócia na empresa Otimiza - Serviços de Arquitetura e Engenharia, atuando principalmente com consultoria em sustentabilidade, eficiência energética, desempenho térmico e lumínico, materiais construtivos, gestão de projetos para obtenção das certificações LEED, Referencial GBC Brasil Casa, Aqua e etiqueta Procel Edifica. Trabalha com simulações do ambiente luminoso e do conforto visual. Utilização dos softwares: Design Builder, Energy Plus e Ecotect. Analista Técnico I no Sebrae/MT.

 

9h20 - Palestra

 

O EDIFÍCIO E A CIDADE: INFLUÊNCIA DE TELHADOS VEGETADOS NO MICRO CLIMA EM ESCALA URBANA

Profª Drª Karyna de Andrade Carvalho Rosseti 

 

Professora Adjunto II da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lotada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia (FAET). Possui mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e Doutorado em Física Ambiental na linha de Análise Microclimática de Sistemas Urbanos pela Universidade Federal de Mato grosso (2013). Integrante do Grupo de pesquisa em Tecnologia e Arquitetura Ambiental, com ênfase em Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto de Arquitetura, Conforto Ambiental, Climatologia Urbana, Simulação computacional com ENVI-Met e Aerofotogrametria.

 

 

13h30 - Apresentação dos trabalhos

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NÃO PRESENCIAIS NO PORTAL DA ANAP

https://www.amigosdanatureza.org.br/eventos/eventos/paginas/evento/11/pagina/anais

 

 

19h30 - Palestra

 

OS SISTEMAS DE INFRAESTRUTURA URBANA E AS CIDADES DO FUTURO

Prof. Dr. Juan José Mascaró  
 
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdades Integradas Ritter dos Reis (1989) e Doutorado em Tecnologia na Arquitetura - Universidad Politécnica de Catalunya , Espanha(1995), Pos- Doutor em Urbanismo Sustentável pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa - Portugal (2015). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo e pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS. Áreas de atuação: tecnologia da arquitetura , energia na edificação , projeto arquitetônico e infraestrutura urbana sustentável. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF 2012-16.
 
 
Na ocasião será disponibilizada a venda dos seguintes livros:
 

 
 
 

 

01/11/2017

 

8h30 - Palestra 

 

AGENDA 21 COMO INSTRUMENTO DE BOA GOVERNANÇA

Profª Drª Sandra Medina Benini 

 

Possui Pós-doutorado Arquitetura e Urbanismo pela FAAC/UNESP, bolsista PNPD/Capes (2017), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, bolsista CAPES/Prosup (2016), Doutorado em Geografia pela FCT/CUNESP (2015), Mestrado em Geografia pela FUNESP (2009), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNILINS (2008), Especialização em Administração Ambiental pela FACCAT (2005), Graduação em Geografia pelo Claretiano (2014), Graduação em Direito pela FADAP (2005) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNIMAR (1995). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, Planejamento Ambiental e Direito Urbanístico, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, política urbana, gerenciamento de cidades e gestão ambiental.

 

13h30 - Apresentação dos trabalhos

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS PRESENCIAIS (BANNER E ORAL) SERÁ NO BLOCO D

 

 

19h30 - Palestra 

 

PROJETOS URBANOS E PATRIMÔNIO - REABILITAÇÃO URBANA E HABITACIONAL NA AMÉRICA LATINA E NA ESPANHA: UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA

Profª Drª Maria Cristina da Silva Schichi 

 

Professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (Mestrado e Doutorado) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde leciona desde 1990. Arquiteta e urbanista, doutora pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-doutora junto ao Programa Oficial de Postgrado de la Universidad de Sevilla (jan/jul 2010). Pesquisadora principal da FAPESP no Convênio FAPESP-Condephaat (2012-14). Coordenadora de projeto de Cooperação Internacional com a Universidad de Oriente (Cuba) com financiamento do Projeto CAPES/MES/Cuba 210/13 (2014-2018). Coordenadora de pesquisa junto ao CNPQ (processo 444663/2014-2). É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq Nível 2. Foi co-orientadora convidada de alunos do Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade do Porto (2010-11) e do Máster en Arquitectura Avanzada, Paisaje, Urbanismo y Diseño da Universidad Politécnica de Valencia (2011-12). É líder do grupo de pesquisa Patrimônio, Políticas de Preservação e Gestão Territorial, com enfoque nas áreas de reabilitação urbana e habitacional (projetos e políticas públicas); intervenções em áreas centrais; preservação e gestão do patrimônio arquitetônico, urbano e paisagístico no Brasil, na América Latina e na Espanha; estudos urbanos latino-americanos; teoria e história do urbanismo. Foi vencedora do PRÊMIO ANPARQ 2016 na modalidade "Melhor Artigo Publicado em Periódico". Pesquisadora convidada do Máster en Arquitectura y Patriimonio Histórico da Universidade de Sevilha em 2012, e em 2013, com apoio da Fundación Carolina (Espanha). É membro associada do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BRASIL), da Latin American Studies Association (LASA) e Membro Fundadora da Associação Ibero-americana de História Urbana. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da PUC-Campinas de 2008 a 2013. É consultora ad hoc da FAPESP, da CAPES e do CNPq. É avaliadora das condições de ensino superior de Arquitetura e Urbanismo do INEP/MEC (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e do Sistema de Avaliação ARCU-SUL (MERCOSUL). É membro da Comissão de Especialistas do Conselho Estadual de Educação (CEE). É EDITORA CHEFE da Revista OCULUM ENSAIOS - PUC-Campinas (desde 2014). Foi Secretária Executiva da ANPARQ - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (gestão 2015-2016).

 

 
Acessos no Site
655127
© 2003 Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - Todos os direitos reservados