Enciclopédia

Bico de papagaio

Nome científico: Erytrina falcata
Nome comum: Corticeira-da-serra, mulungu, bico-de-papagaio, canivete, ceibo, sanandu.
Família: Fabaceae -Papilionoideae.aa

Espécie pioneira, normalmente possui de 20 a 30 m de altura quando adulta. Árvore espinhenta e de muita beleza quando florida. Sua madeira é leve e de baixa durabilidade quando exposta.

Por ser uma espécie adaptada a área abertas em solos muito úmidos e brejosos, é muito utilizada para plantios em áreas ciliares degradadas, em conjunto com outras espécies. Além disso, suas flores possuem muito néctar, sendo assim muito visitada pela avifauna.

Fonte: http://www.florestasnativas.com.br/var/www/html/florestasnativas.com.br/web/BICO-DE-PAPAGAIO

Ipê-Branco

Nome científico: Tabebuia roseo-alba.
Nome comum: Ipê-Branco, Ipê-do-Cerrado, Pau-D’arco
Família: Bignoniaceae.

Espécie secundária, atinge de 7 a 16 metros de altura quando adulta. Sua madeira é moderadamente pesada, macia e de ótima durabilidade quando em ambientes internos. Pode ser empregada na construção civil, principalmente para acabamentos internos.

A árvore é extremamente ornamental, não somente pelo exuberante florescimento que pode ocorrer mais de uma vez por ano, mas também pela folhagem densa de cor verde e azulada e forma piramidal da copa. É ótima para o paisagismo em geral, e é particularmente útil para arborização de ruas e avenidas dado seu porte não muito grande. Em função de sua adaptação a terrenos secos e pedregosos, é muito útil para reflorestamento neste tipo de ambiente, destinados à recomposição da vegetação arbórea.

Fonte: http://www.florestasnativas.com.br/IP%C3%8A-BRANCO

Rolar para cima