TERRITÓRIO HÍBRIDO: A FRONTREIRA DA LINHA FÉRREA DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP

Evandro Fiorin, Bruno Vinícius da Palma Novaes, Ana Beatriz de Souza Marcondes

Resumo


Este trabalho é uma comunicação preliminar e faz parte de uma pesquisa mais ampla que busca estudar a área urbana em contiguidade com o leito férreo na cidade de Presidente Prudente-SP, no sentido de levantar e analisar a história da formação da região central e do leito férreo, suas intrínsecas relações sócio espaciais, seus espaços residuais, os vestígios da ferrovia e lugares prenhes de cultura, uso e representação social. Nesta comunicação apresentamos a truncada relação da antiga linha férrea com o centro da cidade de Presidente Prudente, na região oeste do Estado de São Paulo. Uma área fronteiriça caracterizada por tipos citadinos e por situações capazes de deflagrar os impasses, dilemas e conflitos presentes no espaço urbano. Nossa percepção vai em busca dos usos e representações desse lugar à deriva, em virtude do sucateamento do sistema ferroviário e das mazelas sociais da realidade brasileira, mas que, ao mesmo tempo, é dotado de uma incrível vivacidade pelos cidadãos que por ali perambulam, à margem da sociedade. Mulheres solteiras com filhos, travestis, sem-teto, usuários de drogas, meninos de rua, mendicantes, marginais, dentre outros são alguns dos sujeitos que pudemos encontrar por entre os vagões de trem abandonados ao longo do leito ferroviário. Desta forma, nos propomos aqui a desvelar algumas das relações sócio-espaciais na fronteira da linha férrea de Presidente Prudente apontando alguns usos e ocupações que devam ser levados em conta para o planejamento democrático desse lugar.

PALAVRAS-CHAVE: Fronteira. Leito Férreo. Marginalidade.

 

HYBRID TERRITORY: THE RAILROAD BORDER OF PRESIDENTE PRUDENTE-SP


ABSTRACT

This paper is a preliminary communication and make part of a wider research that studies the urban area contiguous with the iron bed in the city of Presidente Prudente, SP, to survey and analyze the history of the formation of the central region and the iron bed, their intrinsic relationships social space, their residual spaces, traces of the railroad pregnant and places of culture, and social use representation. In this communication, we present a truncated relationship of the former railway line with the center of the city of Presidente Prudente, in the western region of São Paulo. A border area characterized by city types and situations capable of triggering the impasses, dilemmas and conflicts in urban space. Our perception goes in search of the uses and representations that place adrift because of scrapping the railway system and the social ills of Brazilian reality, but that, at the same time, is endowed with an incredible vivacity by citizens who wander over there, on the fringes of society. Single women with children, transvestites, homeless, drug users, street children, beggars, outcasts, among others are some of the subjects we could find among the abandoned train cars along the rail bed. Thus, we propose here to unveil some of the socio-spatial relations in the border railway line Presidente Prudente pointing some uses and occupations that should be taken into account for the democratic planning of this place.

KEY-WORDS: Border. Railroad. Marginality

 

TERRITORIO HIBRIDO: LA FRONTERA DEL CAMINO DE HIERRO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP

 

RESUMEN

Este trabajo es uma primera comunicación y faz parte de una investigación más amplia que estudia los estados contiguos de zona urbana con la cama de hierro en la ciudad de Presidente Prudente, SP, para estudiar y analizar la historia de la formación de la región central y la cama de hierro, sus relaciones intrínsecas espacio social, sus espacios residuales, las huellas del ferrocarril embarazadas y los lugares de la cultura, y la representación uso social. En esta comunicación se presenta una relación truncada de la antigua línea de ferrocarril con el centro de la ciudad de Presidente Prudente, en la región oeste de São Paulo. Una zona fronteriza se caracteriza por tipos de la ciudad y situaciones capaces de desencadenar los impasses, dilemas y conflictos en el espacio urbano. Nuestra percepción va en busca de los usos y las representaciones que ponen a la deriva por el desguace del sistema ferroviario y los males sociales de la realidad brasileña, sino que, al mismo tempo, está dotado de una vivacidad increíble por los ciudadanos que deambulan por allí, al margen de la sociedad. Las mujeres solteras con hijos, travestis, usuarios de drogas sin hogar, niños de la calle, mendigos, marginados, entre otros, son algunos de los temas que encontramos entre los vagones del tren abandonadas a lo largo del lecho ferroviario. Por lo tanto, proponemos aquí para dar a conocer algunas de las relaciones socio-espaciales en la línea de tren fronteriza Presidente Prudente apuntando algunos usos y ocupaciones que deben ser tomadas en cuenta para la planificación democrática de este lugar.

PALABRAS-CLAVE: Frontera. Camino de Hierro. Marginalidad.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17271/231884722112014748



 

ISSN Eletrônico: 2318-8472    

Digital Object Identifier (DOI): 10.17271/23188472

 

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