Espaços públicos para brincar no contexto das cidades contemporâneas

Autores

  • Larissa Leticia Andara Ramos Universidade Vila Velha-ES
  • Layra Marques Paixão Universidade Vila Velha-ES
  • Luciana Aparecida Netto de Jesus Universidade Federal do Espirito Santo.
  • Karla Moreira Conde Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847285820202337

Palavras-chave:

Espaços livres de uso público, Espaços para brincar, Método de avaliação, Infâncias contemporâneas, Praças

Resumo

Esta pesquisa tem como tema os espaços livres de uso público, com foco nos espaços para brincar e seu papel no desenvolvimento da infância, no enriquecimento sociocultural e na construção de cidades inclusivas, acolhedoras e que potencializem o ciclo completo da convivência urbana. Realiza, a partir de uma metodologia de avaliação pré-estabelecida, uma análise crítica dos espaços livres para práticas sociais, tendo como recorte a Regional Grande Aribiri, município de Vila Velha-ES, de modo a verificar como esses espaços estão incluindo as infâncias contemporâneas. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem quanti-qualitativa, desenvolvida em quatro etapas metodológicas: contextualização; identificação e mapeamento; seleção e elaboração da metodologia de análise e avaliação dos espaços para brincar, por meio de indicadores organizados em quatro categorias: Proteção e Segurança; Conforto e Imagem; Acessos e Conexões; e Usos e Atividades. O artigo, além de apresentar a metodologia de avaliação proposta, discute a aplicação da mesma nas praças da Grande Aribiri, cujos resultados das análises auxiliam no melhor entendimento da interface entre as infâncias contemporâneas e a cidade, bem como indicam que as áreas mapeadas carecem de um novo olhar voltado a atender as reais necessidades das crianças.

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Biografia do Autor

Larissa Leticia Andara Ramos, Universidade Vila Velha-ES

Arquiteta e Urbanista. Doutora em Tecnologia e Projeto para Qualidade Ambiental da Arquitetura e da Cidade pelo Politecnico de Milano, Itália. Professora titular do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado em Arquitetura e Cidade da Universidade Vila Velha. Líder do Grupo de Pesquisa “Paisagem Urbana e Inclusão”. Desenvolve pesquisas com ênfase na Gestão e desempenho da Arquitetura e da cidade, Projeto de Espaços Livres, Qualidade socioambiental do Ambiente Construído e Ensino de Arquitetura e Urbanismo.

Layra Marques Paixão, Universidade Vila Velha-ES

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Vila Velha. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Paisagem urbana e inclusão" vinculado ao Mestrado em Arquitetura e Cidade da Universidade Vila Velha-ES, atuando no tema: Qualidade do Ambiente Construído; Espaços livres para Brincar; Criança e a cidade; Projeto de arquitetura e urbanismo.

Luciana Aparecida Netto de Jesus, Universidade Federal do Espirito Santo.

Arquiteta e Urbanista. Doutora em Engenharia Civil pela Universidade de Minho, Portugal (com especialidade em construção sustentável). Professora no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo, membro do grupo de pesquisa "Paisagem urbana e inclusão", atuando no tema: Gestão e desempenho da Arquitetura e da cidade. Estuda qualidade dos espaços livres, qualidade ambiental e eficiência energética do ambiente construido. Coordena o Laboratório de Engenharia Simultânea e BIM (LabesBIM)- UFES.

Karla Moreira Conde, Universidade Federal do Espirito Santo

Arquiteta e Urbanista. Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP .Pós Doutorado em Ambiente Construído Sustentável pelo International Doctoral Programme / University of Minho. Professora Associada do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Desenvolve pesquisas com ênfase em Qualidade Socioambiental Urbana e Indicadores de Sustentabilidade Urbana

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Publicado

03-05-2020

Como Citar

Andara Ramos, L. L., Marques Paixão, L., Netto de Jesus, L. A., & Conde, K. M. (2020). Espaços públicos para brincar no contexto das cidades contemporâneas. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 8(58). https://doi.org/10.17271/2318847285820202337

Edição

Seção

Artigos Completos