Conflitos na formação do território e na definição de fronteiras: estudo de caso do bairro rural de Vargem no município de Bragança Paulista.

Autores

  • Carolina Gonçalves Nunes
  • Ivone Salgado

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847253520171626

Resumo

 Este trabalho discute os conflitos na formação do território, com foco no desenvolvimento das povoações que estão inseridas numa rede urbana. A área em estudo é uma região de fronteira, no território que esteve em disputa entre paulistas e mineiros, por séculos. Este conflito, que se origina pelas descobertas dos territórios auríferos no século XVII, teria sua solução somente em 1936, quando os governos mineiro e paulista, através de um decreto, acordam suas fronteiras. O estudo de caso de um bairro rural nesta região de fronteira, o bairro de Vargem, no município de Bragança Paulista, no ano de 1935, revela a dimensão micro-social deste conflito. Esse estudo foi realizado utilizando-se de análise de documentação cartográfica (recenseamento populacional e habitacional) e de documentação bibliográfica (álbuns comerciais locais) e procurou identificar os moradores do bairro rural de Vargem e suas identidades, mineira ou paulista; assim como sua relação com o município paulista, de Bragança, ou com o município mineiro, de Santa Rita de Extrema. O trabalho procura desvendar a teia social, econômica e de poder junto ao bairro rural de Vargem, aonde se localizava a última estação da ferrovia Bragantina, e onde alguns moradores se definiam como mineiros, moradores do município de Santa Rita de Extrema, Minas Gerias, criando sua relação peculiar em prol de seus interesses no contexto de uma economia financiada pelo capital gerado pela produção do café.

 

PALAVRAS-CHAVE: Bragança Paulista. Vargem. Conflito de fronteira.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-12-2017

Como Citar

Nunes, C. G., & Salgado, I. (2017). Conflitos na formação do território e na definição de fronteiras: estudo de caso do bairro rural de Vargem no município de Bragança Paulista. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 5(35). https://doi.org/10.17271/2318847253520171626

Edição

Seção

Artigos Completos