O uso do role-playing game para o ensino de biologia: aprendendo zoologia de maneira não convencional

Authors

  • André Maciel da Silva
  • Gabriel Gonçalves Ribeiro Silva
  • Antonio Fernandes Nascimento Júnior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082713220171548

Abstract

É claro, atualmente, o fato de que o ensino de ciências enfrenta diversos desafios. As aulas precisam construir o conhecimento com os alunos de forma instigante e interessante, ou existe o risco de não estimularem a reflexão dos estudantes e seu gosto pelo conhecimento. Dessa forma, foi desenvolvida uma metodologia com o objetivo de construir conhecimentos de zoologia com os alunos, além de proporcionar oportunidades de reflexão e contextualização do tema.  Para isso, foi utilizado um RPG (Role-playing Game), construído especialmente para esta aula. Após o processo de planejamento, o jogo foi aplicado para os alunos. Primeiramente, as regras do jogo foram apresentadas aos alunos, que então se dividiram em grupos para jogar, sendo que um dos jogadores de cada grupo foi o mestre e os outros escolheram, cada um, um animal dentro da história do jogo. Após o jogo, foi feita uma discussão sobre os temas abordados. Durante toda a aula, o professor atuou como mediador, orientando os grupos durante o jogo e auxiliando na contextualização dos temas presentes na história. Os alunos escreveram suas impressões sobre as aulas, que foram geralmente positivas. Foi possível perceber que o RPG não apenas se mostra como uma nova maneira de se ensinar ciência, mas também estimula a imaginação, a criatividade e a cooperação entre os alunos, de forma divertida e lúdica. Estratégias como esta aproximam o aluno do conhecimento, e demonstram como métodos alternativos de ensino podem ser não apenas divertidos, mas muito úteis para professores e alunos.

PALAVRAS-CHAVE:  Role-playing Game. Metodologias Alternativas. Ensino de Ciências e Biologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

18-06-2017

How to Cite

Silva, A. M. da, Silva, G. G. R., & Nascimento Júnior, A. F. (2017). O uso do role-playing game para o ensino de biologia: aprendendo zoologia de maneira não convencional. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 13(2). https://doi.org/10.17271/1980082713220171548

Issue

Section

Complete Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 > >>