BAIRRO SUSTENTÁVEL: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL OU ESTRATÉGIA DE MARKETING?

Autores

  • Micaele Dias da Silva
  • Giovani Manso Ávila

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604222014712

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Marketing, Pedra Branca

Resumo

RESUMO

Diversos produtos, serviços e empreendimento tem se denominado sustentáveis. Mas como saber o que realmente é sustentável e o que é marketing? Com o intuito de verificar a veracidade da sustentabilidade do bairro Pedra Branca, em Palhoça, Santa Catarina, e auxiliar na formulação de futuros bairros sustentáveis no Brasil, esse artigo busca discutir os conceitos de sustentabilidade, planejamento urbano, tendências do mercado imobiliário, bairros sustentáveis e suas premissas e, ainda, analisar as características do bairro em questão. Para então, a partir de uma comparação entre os parâmetros que determinam o que é um bairro sustentável e os apresentados pelo estudo de caso, chegar a uma conclusão quanto à sustentabilidade do bairro Pedra Branca.

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade. Marketing. Pedra Branca.

 

SUSTAINABLE NEIGHBORHOOD: A SUSTAINABLE ALTERNATIVE OR AN ADVERTISING STRATEGY

ABSTRACT

Many products, services and enterprises have been labeled as sustainable. But how to know what really is sustainable and what is advertising? In order to verify the truthfulness of the neighborhood of Pedra Branca in Palhoça, Santa Catarina, and also to assist new formulation of future sustainable neighborhoods in Brazil, this article seeks the discussion of the concepts of sustainability, urban planning, real estate market trending, sustainable neighborhoods and its premises and also analyses the characteristics of the mentioned neighborhood. For then, from a comparison between parameters that determinate what is a sustainable neighborhood and those presented in the case studied, achieve a conclusion about the sustainability of Pedra Branca’s neighborhood.

KEY-WORDS: Sustainable. Advertising. Pedra Branca.

BARRIOS SOSTENIBLES: UNA ALTERNATIVA SOSTENIBLE O ESTRATEGIA DE MARKETING.

 

RESUMEN

Muchos productos, servicios y emprendimientos se denominan sostenibles. Pero como saber lo que realmente es sostenibilidad e lo que es marketing? A fin de que se verifique la veracidad de la sostenibilidad del barrio Pedra Branca en Palhoça, Santa Catarina, y auxiliar en la formulación de futuros barrios sostenibles en Brasil, el presente artículo busca examinar los conceptos de sostenibilidad, planificación urbana, tendencias del mercado inmobiliario, barrios sostenibles y sus asunciones y, también, examinar las características del mencionado barrio. Para luego llegar a una conclusión sobre la sostenibilidad del barrio Pedra Branca desde la comparación entre parámetros que determinan lo que es un barrio sostenible y aquellos presentados en el estudio de caso.

PALABRAS-CLAVE Sostenibilidad. Marketing. Pedra Branca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10.11.2014

Como Citar

Dias da Silva, M., & Manso Ávila, G. (2014). BAIRRO SUSTENTÁVEL: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL OU ESTRATÉGIA DE MARKETING?. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 2(2). https://doi.org/10.17271/23178604222014712

Edição

Seção

Artigos