AGRICULTURA URBANA – UM OLHAR SOBRE A “REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO” E O “ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO”

Autores

  • Claudia Souza de Mello Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal Fluminense (PPGAU-UFF)
  • Eloisa Carvalho de Araujo Docente Departamento de Urbanismo Docente PPGAU/UFF Escola de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860461420191853

Palavras-chave:

agricultura urbana, espaço público, prática social, apropriação do espaço urbano

Resumo

A agricultura urbana como prática social de apropriação do espaço urbano é um fenômeno global e relativamente recente na paisagem da cidade contemporânea. Grande parte das pesquisas sobre o assunto enfatiza tópicos relacionados à sustentabilidade, à segurança alimentar e à geração de renda, entre outros. O artigo objetiva refletir acerca dos espaços da agricultura urbana, não só físicos e materiais, mas também simbólicos, políticos e culturais. Tais experiências possuem uma dimensão política? A prática da agricultura urbana pode auxiliar no resgate da função social do espaço público? Seriam tais espaços “inventados” para abrigar as aspirações e necessidades de nossa vida urbana? Desenvolvemos, assim, uma a análise do “espaço de representação” e da “representação do espaço”, conceitos da teoria da produção do espaço de Lefebvre. As práticas de agricultura urbana exploradas no artigo foram coletadas através da mídia digital, de entrevistas do filme “Apart Horta” (Direção: Cecilia Engels, Brasil, 2015) e de trabalhos apresentados no Seminário Internacional de Agricultura Urbana: Paisagens de inclusão (UFRJ, PROURB, Rio de Janeiro, out/2017). Considerando a importância de se investigar novas paisagens culturais presentes nos cotidianos urbanos, o trabalho pretende contribuir destacando a função transformadora da prática da agricultura urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Souza de Mello, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal Fluminense (PPGAU-UFF)

Possuo graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-1990), cursando doutorado (início 2017) em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração em Produção e Gestão do Ambiente Urbano pela UFF, mestrado em Arquitetura e Urbanismo, pela UFF (2015), especialização em Gerenciamento e Planejamento das Parcerias na Regularização de Assentamentos Informais pelo Institute for Housing and Urban Development Studies - IHS, Holanda (2000) e especialização em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ (1995). Possuo experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos.

Downloads

Publicado

01.02.2019

Como Citar

Mello, C. S. de, & Araujo, E. C. de. (2019). AGRICULTURA URBANA – UM OLHAR SOBRE A “REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO” E O “ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO”. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 7(14). https://doi.org/10.17271/2317860461420191853

Edição

Seção

Artigos