Estudo comparativo dos meios de transporte utilizados na coleta seletiva

Autores

  • Moises Leão Gil Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Giovani Manso Avila

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860451120171503

Palavras-chave:

Transporte, Veículos, Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva

Resumo

Este artigo visa analisar a eficiência econômica e ambiental e os impactos no tráfego urbano de modelos de coleta e transporte de materiais recicláveis porta-a-porta, por meio de um estudo comparativo entre três modelos em execução no Brasil, a saber: caminhão compactador, caminhão baú e veículo de motor à combustão não tripulado, associado a um ponto de apoio. Esta análise é importante para dar subsídio para à tomada de decisão por parte dos órgãos e instituições responsáveis pela gestão de resíduos sólidos municipais e no planejamento do melhor meio de transporte para este fim, de acordo com as características locais. O trabalho corrobora com a tese de que o planejamento adequado para a otimização de recursos, eficiência e qualidade na prestação de serviços é fundamental para a implementação e manutenção dos programas de coleta seletiva, tendo em vista o atendimento à Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moises Leão Gil, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Meu nome é Moises Leão Gil, sou mestrando em Engenharia Urbana na UFRJ e atuo na área de gestão de resíduos, mais especificamente com coleta seletiva. 

Downloads

Publicado

24.09.2017

Como Citar

Gil, M. L., & Avila, G. M. (2017). Estudo comparativo dos meios de transporte utilizados na coleta seletiva. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 5(11). https://doi.org/10.17271/2317860451120171503

Edição

Seção

Artigos