Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções

Autores

  • Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes
  • Anna Elis Paz Soares
  • Simone Rosa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17271/1984324091520161435

Resumo

RESUMO

O consumo de água inconsciente gerado pelo uso inadequado dos usuários é um dos aspectos que devem ser considerados na implantação de medidas de conservação de água, especialmente em prédios aonde os usuários não são responsáveis diretamente pelo pagamento da tarifa de consumo de água. Neste aspecto, esta pesquisa consistiu em avaliar as percepções dos usuários quanto ao consumo racional da água, basicamente através, de questionários e formulários de observação. Os resultados obtidos indicam que de maneira geral, muitas técnicas desperdiçadoras de água ainda são comumente empregadas. A partir dos dados coletados foi elaborada uma proposta de projeto para redução de desperdícios de água.

 

PALAVRAS-CHAVE: uso racional da água. conservação da água. escolas públicas.

 

Water conservation in public school in Recife (PE): analysis and perceptions


ABSTRACT

The water consumption without saving habits is an important aspect to be considered in the implementation of water conservation measures, especially in buildings where users are not directly responsible for paying the water rates. Therefore, the objective of this study was to evaluate the perception of consumers about the rational use of water.  It employed the application of surveys and observation forms. The results indicate that users still have wasteful habits while consuming water in daily activities. Consequently, a proposal was elaborated in order to reduce water wastage within the school environment.

 

KEYWORDS: rational use of water. water conservation. public schools.

 

La conservación del agua en la escuela pública en Recife (PE): análisis y percepción

 

RESUMEN

El consumo de agua inconsciente generada por el uso inadecuado de los usuarios es uno de los aspectos que se deben considerar en la implementación de medidas de conservación del agua, especialmente en edificios donde los usuarios no son directamente responsables del pago de la tasa de consumo de agua. En este sentido, esta investigación fue evaluar la percepción de los usuarios sobre el uso racional del agua, básicamente a través de cuestionarios y formularios de observación. Los resultados indican que, en general, muchas técnicas de despilfarro de agua todavía se utilizan comúnmente. Los datos recogidos se preparó una propuesta de proyecto para reducir el desperdicio de agua.

 

PALABRAS CLAVE: uso racional del agua. la conservación del agua. las escuelas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Nunes, L. G. C. F., Soares, A. E. P., & Silva, S. R. da. (2016). Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções. Revista Científica ANAP Brasil, 9(15). https://doi.org/10.17271/1984324091520161435

Edição

Seção

Artigos